As exportações de bens aumentaram 6,0% e as importações 3,8% no trimestre terminado em julho de 2015 face a igual período do ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de estatística (INE).

Segundo o INE, em termos das variações homólogas mensais em julho as exportações de bens aumentaram 5,6% e as importações de bens diminuíram 1,1% face ao mês homólogo (+8,9% e +6,5% em junho de 2015, respetivamente).

Considerando o trimestre terminado em julho de 2015, o défice da balança comercial diminuiu 175,4 milhões de euros, para -2.597,1 milhões de euros, e a taxa de cobertura situou-se em 83,9%, mais 1,7 pontos percentuais (p.p.) que no período homólogo.

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, disse esta quarta-feira estar “francamente satisfeito” com a evolução das exportações portuguesas em 2015, destacando que em sete meses, as exportações cresceram em seis e apenas recuaram em janeiro, em termos homólogos.

“Os números de julho deixam-me francamente satisfeito com a evolução das exportações portuguesas em 2015. Estamos como país manifestamente no bom caminho em termos de comércio internacional, estamos a exportar muito, a exportar mais e, fazendo o balanço correto entre as exportações de bens e serviços, com uma tendência positiva”, disse Paulo Portas, à margem do Fórum Económico Portugal – Senegal, que decorre em Lisboa, no âmbito da visita oficial do Presidente do Senegal, Macky Sall, a Portugal.

Paulo Portas lembrou que Portugal “teve ‘recorde’ absoluto de exportações em 2013, voltou a bater esse ‘recorde’ absoluto em 2014 e está claramente acima em 2015”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR