A vida e obra do dramaturgo Jorge Ferreira de Vasconcelos são temas de uma conferência a realizar hoje, na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), Lisboa, onde está patente a exposição comemorativa do quinto centenário do nascimento do escritor.

A vida e obra do dramaturgo/comediógrafo, a teatralidade da sua obra dramática, os desafios colocados pela encenação do teatro clássico, sobretudo do repertório clássico português, são assuntos a abordar na conferência da investigadora Silvina Pereira, intitulada “Jorge Ferreira de Vasconcelos na Biblioteca Nacional”, segundo uma nota à imprensa da BNP.

Silvina Pereira é doutorada em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras das Universidade de Lisboa, faz parte do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade, é fundadora do Teatro Maizum e autora de “Tras a nevoa vem o sol — as comédias de Jorge Ferreira de Vasconcelos”.

Após a conferência, os atores Álvaro Faria, Augusto Portela e Júlio Martin, do Teatro Maizum, vão fazer uma leitura encenada de algumas cenas da comédia do autor “Aulegrafia”, inédita nos palcos portugueses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma conferência, em abril último, na Academia das Ciências de Lisboa, e a exposição “Um homem do Renascimento”, patente desde 15 de maio, até à próxima sexta-feira, na BNP, contam-se entre as iniciativas comemorativas do V centenário do nascimento do dramaturgo que se distinguiu, na época, pelo teatro de comédia. As homenagens são uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, da BNP e do Teatro Maizum.

Jorge Ferreira de Vasconcelos foi um comediógrafo português, que nasceu em 1515 e morreu entre 1563 e 1585, não existindo confirmação da data exata da sua morte.

Admite-se que nasceu em Montemor-o-Velho, cresceu na casa do duque de Aveiro e frequentou a Universidade de Coimbra, no tempo de Luiz de Camões.

A BNP tem disponíveis, em edição digital, “Aulegrafia” e “Eufrósina”, assim como a restante comédia conhecida do escritor, “Ulissipo”, e o seu romance de cavalaria “O Memorial da Segunda Távola Redonda”.

A conferência tem início às 18:30, no auditório da BNP, em Lisboa.