Um corpo em boa forma nem sempre é sinónimo de uma dieta rigorosa. Os melhores modelos portugueses são a prova disso mesmo. Antes de pisarem as passerelles e serem a personagem principal de várias sessões fotográficas, mantêm uma alimentação cuidada e praticam exercício físico mas nem por isso abdicam de um doce de vez em quando. É aqui que entram as pipocas, as bolas de berlim e até as francesinhas que partilham no Instagram. Lá entra de tudo. Mas afinal o que é que os modelos comem?

O Observador entrevistou três dos mais reconhecidos nomes da moda nacional e fez-lhes essa pergunta. Pelo meio, ainda reunimos um conjunto de dicas para seguir uma vida saudável sem perder o equilíbrio:

“Um bom pequeno almoço é fundamental para começar o dia”, explica Jani Gabriel. A manequim portuguesa, que entrou no mundo da moda aos 14 anos quando venceu o concurso de modelos da sua agência Elite Lisbon em 2005, nunca dispensa a primeira refeição do dia para repor os níveis de energia depois de um longo período em jejum. Daí, Jani optar por uma combinação de cereais, sumos de fruta ou lacticínios. Faltam, no entanto, os recomendáveis hidratos de carbono, como aveia ou pão integral.

View this post on Instagram

Hello.

A post shared by JANI GABRIEL (@jani_gabriel) on

A modelo ainda recomenda pequenas refeições frequentes para acelerar o metabolismo e manter os níveis de energia altos. “É importante não ficar muitas horas sem comer e, por isso, tento não estar mais de três horas sem o fazer”, conta Jani Gabriel. “Por vezes levo comigo na mala um iogurte e umas bolachas ou opto por uma peça de fruta e uma barra de cereais que dá energia”, acrescenta. Se tiver um metabolismo rápido como o da Jani, pode até comer uma bola de berlim e depois compensar com exercício.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

View this post on Instagram

??

A post shared by JANI GABRIEL (@jani_gabriel) on

Milena Cardoso, modelo da agência We Are Models, destaca a importância da hidratação ao longo do dia. “Beber muita água é fundamental porque tudo muda no corpo, na pele e até no ânimo”, explica. É por isso que a manequim de 25 anos recorre “duas vezes por ano a uma desintoxicação durante sete dias” com sumos que ela própria faz em casa.

https://instagram.com/p/skh7eQzTHk/

No que toca à alimentação, Milena come “um pouco de tudo mas sem exageros e sem extremos”. A manequim não bebe café e evita refrigerantes, açúcar e fritos. Para além disso, recomenda a prática regular de exercício físico acompanhada de uma boa noite de sono. “À noite tento ao máximo evitar coisas pesadas e tento também não comer muito tarde”, explica. Dessa forma, evita a acumulação de gorduras na altura do dia em que o metabolismo está mais lento.

https://instagram.com/p/3HIne7TTNo/

Então qual é o segredo destes grandes nomes da moda nacional para manterem os seus corpos esculturais sem dietas exageradas? “Uma alimentação saudável e equilibrada que assenta em quatro ou cinco refeições por dia, rica em peixe e carnes brancas, poucas gorduras e açúcares, muita fibra e pouco sal”, explica Ruben Rua. “Às refeições, prefiro sempre água, se possível com limão e canela que são poderosos antioxidantes naturais”.

https://instagram.com/p/3CgDDQLwje/?taken-by=ruben_rua

Mas o vencedor do prémio de Melhor Modelo Masculino na XX edição dos Globos de Ouro também comete alguns exageros calóricos. “Como bom tripeiro que sou, não consigo resistir a uma francesinha”, confessa. Comer de forma saudável é essencial mas é necessário reservar um dia de folga para cometer um exagero calórico de forma a manter o equilíbrio. “Acredite em si, mantenha-se fiel aos seus objectivos e seja paciente na obtenção de resultados”, aconselha Ruben.

https://instagram.com/p/tJDer9Lwld/

Texto editado por Ana Dias Ferreira.