As autoridades japoneses ordenaram a deslocação de centenas de milhares de pessoas das suas casas, em várias cidades, depois de chuvas torrenciais associadas ao tufão Etau terem feito transbordar os rios e causado deslizamentos de terras no centro do país. Uma pessoa está desaparecida.

A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de chuva intensa para as regiões de Tochigi e Ibaraki, a norte de Tóquio.

“Esta é uma escala de precipitação que não tínhamos experienciado antes. O perigo pode ser iminente”, disse o meteorologista Takuya Deshimaru, numa conferência de imprensa.

Partes de Tochigi foram inundadas por quase 60 centímetros de chuva desde segunda-feira. As autoridades ordenaram que mais de 90.000 residentes desta zona deixassem as suas casas, enquanto outros 80.000 foram aconselhados a fazê-lo, segundo a emissora pública NHK.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O observatório meteorológico em Tochigi disse que o rio Kinugawa, que também atravessa Ibaraki, transbordou esta quinta-feira.

Na cidade de Kanuma, na zona de Tochigi, as autoridades procuram por uma pessoa desaparecida que acreditam ter sido soterrada por deslizamentos de terras.

A NHK indica que se trata de uma mulher com cerca de 60 anos que ficou soterrada depois de deslizamentos terem destruído algumas casas.