Um novo estudo realizado pela empresa britânica Soreen para a campanha “Active Families, Happy Families” (“Famílias Ativas, famílias Felizes”), revelou que a maioria dos pais acredita que, aos cinco anos, os filhos são mais divertidos, refere o Daily Mail. Entre os dez e os 12 anos, porém, é a altura em que os pais admitem ter mais dificuldades em passar tempo com as crianças.

Para o estudo, foi pedido a duas mil famílias que avaliassem o quanto se divertiam com os filhos em diferentes idades. Quase 40% dos pais admitiram que as crianças eram mais divertidas aos cinco, porque “começam a comunicar melhor” e a desenvolver “um bom sentido de humor”.

Apesar de acreditar que “todas as idades têm os seus encantos”, Rosa Gouveia admite que, aos cinco anos, é a altura em que as crianças começam a dominar a linguagem falada. “Já têm muitos interesses que vêm disso. Ligam mais às histórias, por exemplo, e aprendem cantigas”, explicou a pediatra da Sociedade Portuguesa de Pediatria ao Observador.

Este pode ser um dos motivos que levou os pais inquiridos pela Soreen a escolherem os cinco como a idade preferida. Mas antes disso, as crianças “também têm outras formas de comunicação não linguística”, como o choro ou o riso, “que, a meu ver, até podem ser mais interessantes do que a linguagem falada”, salientou a pediatra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, o período entre os 10 e os 12 anos, referido no estudo da campanha “Active Families, Happy Families”, “é a chamada pré-adolescência”. “Já não são crianças, mas também ainda não são adolescentes. Estão a adquirir autonomia noutras áreas”, explicou Rosa Gouveia.

A pediatra admite que pode ser uma altura complicada, tanto para pais como para filhos. “É uma idade um bocado difícil. Nem é carne nem é peixe. A criança está a tentar criar a sua própria autonomia. Quer ser independente”. Porém, todas as idades — até as mais complicadas — têm os seus aspetos positivos. “Faz parte do crescimento. E é sempre aliciante.”

O estudo revelou ainda que a maioria dos questionados acredita que, para educar os filhos, é preciso uma boa dose de trabalho (50%), mas também a mesma quantidade de diversão (50%). Porém, apesar de 86% dos pais admitir que é importante organizar atividades em famílias, estes apenas gastam, em média, cerca de 3,5 horas semanais com isso. As meninas preferem brincar com as mães, enquanto os meninos preferem passar tempo com os pais.