As autoridades norte-americanas alertaram que o grupo estado islâmico continua a realizar um “intenso” recrutamento entre os jovens de Minneapolis, depois de um adolescente se ter declarado culpado, na quarta-feira, de tentar juntar-se aos extremistas na Síria. Hanad Mustofe Musse, de 19 anos, está entre os nove jovens da zona de Minneapolis a serem acusados em abril de se tentarem juntar ao estado islâmico. Todos, à exceção de um, foram detidos antes de conseguirem chegar à Síria — Musse é o segundo a admitir culpa.

Os jovens da zona de Minneapolis “continuam a ser alvo de uma intensa campanha de recrutamento” pelo estado islâmico, disse Andrew Luger, procurador de Minnesota, em comunicado.

A área de Minneapolis — que acolhe uma vasta comunidade somali — tem também sido alvo de recrutamento pelos rebeldes Shebab, afiliados à Al-Qaida. Acredita-se que pelo menos 20 jovens que desapareceram das cidades de Minneapolis e St. Paul, entre 2007 e 2009, se tenham juntado ao Shebab. Vários morreram, incluindo dois que realizaram ataques suicidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR