As concentrações em defesa do acolhimento de refugiados poderão juntar no sábado dezenas de milhares de pessoas em Londres, Berlim, Madrid e outras cidades europeias, enquanto estão também previstas algumas manifestações de sentido contrário, segundo os organizadores.

“É tempo de denunciar as fronteiras assassinas que foram erguidas em nosso nome”, referem os organizadores numa página do Facebook dedicada ao “Dia europeu de ação para os refugiados”, apoiado por diversas associações e ONG, antes de um conselho extraordinário de ministros do Interior da União Europeia (UE) sobre a crise migratória.

No sábado, “ao juntar milhares de pessoas em toda a Europa, pretendemos mostrar a nossa solidariedade face aos que fogem da guerra, da violência e da pobreza. Queremos que todos os refugiados saiam que são bem-vindos”, acrescentam.

Em Londres, perto de 90.000 pessoas estavam inscritas na tarde de hoje para participar numa marcha que partirá no final da manhã de Park Lane até perto de Downing Street, a residência do primeiro-ministro conservador David Cameron.

Esta jornada poderá ainda juntar mais de 4.000 pessoas em Portugal, onde estão previstas manifestações em Lisboa, Porto, Coimbra, Felgueiras e Faro a partir das 15:00, segundo a página do acontecimento no Facebook.

Estão ainda previstas concentrações na Áustria, Grécia, Polónia, República Checa e Eslováquia, com nos últimos três países a serem também convocados protestos da extrema-direita contra o acolhimento dos refugiados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR