O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decretou que hoje, sábado e domingo são dias nacionais de oração em homenagem das vítimas do atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque e Washington.

“Eu, Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos, em virtude da autoridade que me confere a Constituição e as leis dos Estados Unidos, proclamo, de sexta-feira, 11, até domingo, 13 de setembro, três dias de oração e comemoração nacional”, indicou, num comunicado emitido na quinta-feira.

“Peço aos norte-americanos que honrem e recordem as vítimas do 11 de setembro de 2001 e os seus seres queridos através de orações, contemplação, memoriais, visitas a locais de homenagem, do tocar dos sinos, vigílias às luz de velas e outras cerimónias e homenagens apropriadas”, disse.

O Presidente dos Estados Unidos lembrou que “há 14 anos, a paz de uma bonita manhã foi quebrada”. “Os acontecimentos de 11 de setembro de 2011 deixaram uma marca no espírito de todos os norte-americanos, e a nossa nação mudou para sempre. Perderam-se quase 3.000 valiosas vidas, e os seus entender queridos tiveram de enfrentar um sofrimento inimaginável”, indicou Obama.

A 11 de setembro de 2001 os Estados Unidos sofreram o pior ataque terrorista da sua história, quando dois aviões sequestrados pela Al-Qaida embateram contra as Torres Gémeas, em Nova Iorque, e outro contra o Pentágono, em Washington, enquanto um quarto avião caiu em Pensilvânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR