Já deve ter espreitado — e suspirado por eles — os novos modelos acabadinhos de lançar pela Apple. E agora? Tem vontade de ter o novo 6s ou 6s plus, mas como livrar-se do seu velho iPhone e conseguir algum dinheiro com ele?  Estas são cinco das formas mais rápidas de o fazer. Mas já lá vamos.

Há muitas empresas dispostas a ajudar na venda de velhos iPhones. Uma delas é a NextWorth, que compra e vende produtos eletrónicos em segunda mão. Com a aproximação do lançamento dos novos iPhones, os telemóveis da marca em segunda mão sofrem uma grande quebra nos preços. O valor a pagar pelo iPhone 5, por exemplo, caiu cerca de 35% entre julho e dezembro, como avança a BBC.

Mas não são só os preços dos últimos modelos que veem os seus preços cair. “Os valores dos modelos mais antigos ainda caem mais rápido”, acrescenta o diretor de marketing da NextWorth, Jeff Trachsel, que revela ser hoje muito difícil cotar um iPhone 4, ou produtos ainda mais antigos, incapazes de suportar o novo sistema operativo iOS 9.

Mas ainda assim há quem esteja disposto a comprar aparelhos usados, ou fazer trocas, existindo um grande número de oportunidades de negócio, por exemplo em sites de leilões. Várias empresas estão dispostas a comprar ou ajudá-lo a vender um iPhone mais antigo. Se estiver a pensar vender (ou comprar) é bom fazer uma pesquisa pelos vários sites, de modo que lhe seja possível conseguir a melhor oferta. Na quarta-feira, aquando do anúncio do novo iPhone 6s, a uSell estava a oferecer 320, 38 dólares por um iPhone 6 de 16GB bloqueado em boas condições, enquanto o Ebay conseguia ao mesmo tempo 432 dólares num leilão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lembre-se que terá sempre de lidar com as ofertas mais baixas do comprador e, seja qual for o modo que escolhe,  o preço vai sempre depender do modelo, das condições do produto e da transportadora.

Os sítios onde pode vender o seu iPhone: prós e contras

Amazon

  • Prós: Tem ofertas consistentes relativamente aos aparelhos com preços mais elevados, nomeadamente nas oportunidades de troca.
  • Contras: Recebe o pagamento através de um cartão presente e não em dinheiro.

Ebay

  • Prós: Dar-lhe-á potencialmente o melhor retorno e permite calcular quanto é que pode esperar receber pelo seu iPhone.
  • Contras:  Pensar que vai conseguir um melhor preço vai deixá-lo a esperar e desesperar.

Craigslist

  • Prós: Não tem de suportar os custos da transação, porque contacta diretamente com o comprador. Na teoria isso pode beneficiá-lo e conseguir uma oferta melhor.
  • Contras:  Pode tentar negociar, mas também vai ter de se responsabilizar por todos os riscos associados.

uSell e Glyde

  • Prós: Funcionam como intermediários que o ligam diretamente ao comprador.
  • Contras: Têm menos desvantagens que o Ebay, mas ainda assim também pode ficar a perder dinheiro.

Gazelle e Nextworth

  • Prós: O comprador negoceia diretamente consigo.
  • Contras: Não vai conseguir o melhor preço.

Nesta batalha de compra e venda, aqueles que tiverem telefones ainda mais antigos saem a ganhar. Vão ficar  contentes em comprar um telemóvel antigo barato, porque acaba por ser sempre melhor do que aquele que já têm.

Se quer necessariamente ter o último modelo, então seja ponderado.”Se não está muito preocupado em comprar a mais recente tecnologia, então vale a pena esperar algumas semanas para conseguir o preço mais baixo de um modelo do iPhone que acaba de ser substituído”, disse o analista de tecnologia da Gazelle, Alyssa Voorhis.