Um número cada vez maior de investidores acredita que as ações das empresas norte-americanas estão sobrevalorizadas, aumentando a perceção de que se poderá estar a criar uma nova bolha nos mercados norte-americanos, de acordo com o nobel da economia Robert Shiller.

Ao Financial Times, o economista da universidade de Yale, um dos poucos a alertar para a excessiva valorização do mercado imobiliário norte-americano antes de a crise do subprime ser evidente, explicou que os seus índices de confiança, baseados em inquéritos aos investidores, mostram um receio de sobrevalorização dos mercados que não era tão grande desde a bolha das tecnológicas em 2000.

“Parece-me um pouco com mais uma bolha com os preços das ações a triplicarem desde 2009, em apenas seis anos, e ao mesmo tempo as pessoas estão a perder a confiança na valorização do mercado”, disse.

O economista não antecipa, ainda assim, quando pode acontecer esta queda, em jeito de correção nos mercados, nem a dimensão desta queda. Robert Shiller diz que já se fala desta correção há algum tempo, mas não se espera que seja uma queda muito grande.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR