O treinador do Benfica alertou para a necessidade de não se desvalorizar o Astana e frisou que os ‘encarnados’ querem evitar “dissabores” no encontro da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol.

“Temos um peso enorme na Europa, mas a pior coisa é desvalorizar quem quer que seja. Se não tivermos cuidado, podemos ter dissabores. O Astana tem o seu valor, temos de o respeitar, encontrar os seus pontos fortes e minimizá-los”, afirmou Rui Vitória, em conferência de imprensa de antevisão ao jogo de terça-feira, na Luz, da jornada inaugural do Grupo C da ‘Champions’.

O técnico referiu que o Benfica tem “uma ambição muito grande” de vencer na estreia da fase de grupos, embora tenha realçado as qualidades do campeão do Cazaquistão.

“Vamos encontrar uma equipa que está a fazer um belíssimo campeonato, tem muitos jogos nas pernas e vai aproveitar saídas rápidas para o ataque. Tem um conjunto de jogadores de qualidade”, adiantou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rui Vitória admitiu que o Benfica tem como objetivo atingir os oitavos de final da Liga dos Campeões, mas salientou que, para isso acontecer, as ‘águias’ precisam de “provar dentro de campo” a candidatura à próxima fase.

“Ser candidato é provarmos isso dentro de campo. Este grupo quer fazer boa figura, quer passar a fase de grupos, mas não é uma tarefa fácil. Se assim fosse, já o teria feito várias vezes. Vamos com essa ambição, mas há três equipas que têm o mesmo objetivo que nós”, referiu.

Por outro lado, o treinador não quer evitar “deslumbramentos” pela vitória ‘folgada’ de sexta-feira, diante do Belenenses (6-0), na quarta jornada da I Liga, embora realçando que esse resultado trouxe “confiança acrescida” ao plantel.

A poucos dias da deslocação ao Estádio do Dragão, Rui Vitória garantiu que o foco da equipa está exclusivamente no Astana.

“Jamais os meus jogadores irão pensar no próximo jogo, queremos estar neste a cem por cento. Temos tempo para pensar no jogo seguinte e recuperar os jogadores. A nossa preocupação é o Astana. Do FC Porto falaremos depois”, disse.

Por seu lado, Nélson Semedo revelou o “sonho” de se poder estrear na Liga dos Campeões e alinhou pelo mesmo diapasão do treinador quando questionado sobre as aspirações do Benfica na prova.

“Para já o primeiro objetivo é ganhar o jogo de amanhã [terça-feira]. Temos de pensar jogo a jogo. É óbvio que queremos ir longe na competição, queremos passar a fase de grupos, mas o mais importante por agora é mesmo o jogo de amanhã”, afirmou.

Apesar de ter conquistado um lugar no ‘onze’ de Rui Vitória, depois de duas épocas ao serviço da equipa B dos ‘encarnados’, o lateral direito frisou que tem “mantido os pés no chão” e que vai “continuar a trabalhar para continuar a merecer a confiança” do técnico.

Benfica e Astana jogam na terça-feira, a partir das 19:45, no Estádio da Luz, em Lisboa, numa partida que será dirigida pelo grego Anastasios Sidiropoulos.