As próximas nove perguntas vão ter dois efeitos em si: ou vai sentir-se um desgraçado de inteligência limitada até para questões com resposta óbvia, ou então vai pensar que é um génio.

Todas as perguntas foram retiradas pelo El Confidencial do livro “Are You Really a Genius? Timeless Tests For The Irritating Intelligent”, que já existe desde 1938 e que foi agora relançado nas bancas pela editora The Boldeian Library. Se sempre suspeitou ter uma mente acima da média ou se é dos que chega a duvidar das suas capacidades intelectuais, este é o teste que o vai esclarecer.

No final (bem no final, por causa dos batoteiros) deste artigo vai encontrar as respostas às nove perguntas. Pode começar!

Perguntas

1 – Quatro homens podem construir quatro barcos em quatro dias. Quanto tempo demora um homem a construir um barco?

2 – Um desafio à memória. Três homens com as respetivas mulheres e um viúvo saíram de carro ao meio-dia para um piquenique. Depois de percorrerem três quilómetros, viram dois homens e uma criança num outro carro que se tinha avariado. “Isto é má sorte”, disse um dos viajantes. À uma da tarde chegaram ao campo, onde viram apenas um velho guarda coxo com o seu filho. Começaram imediatamente a comer a sua merenda de sandes, frutas e tarte. Quantas pessoas foram mencionadas?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3 – Se um relógio parar um minuto a cada dez minutos, quanto tempo faltará para que o ponteiro dos minutos dê uma volta completa?

4 – Quando viradas para o espelho, quais destas palavras (em inglês) escritas em maiúsculas se escrevem da mesma forma do que quando vistas de frente? MAN TOOT DEED.

5 – Um homem vivia numa casa a que só se podia aceder pela porta e cinco janelas. Numa tarde, após assegurar-se de que não havia ninguém em casa, saiu lá de dentro. Quando voltou, apesar de as janelas estarem fechadas e intactas e de a porta não ter sido forçada, descobriu um ladrão na casa. Se o ladrão não tiver utilizado uma chave mestra nem forçado as fechaduras, como entrou na casa?

6 – Se uma galinha e meia põe um ovo e meio num dia e meio, quanto ovos porão sete galinhas em seis dias?

7 – O meu pai é irmão da tua irmã. Que parente sou: primo, sobrinho, filho, tio ou genro?

8 – Quais das seguintes palavras são compostas pelas mesmas letras? Agate, Agitate, Gates, Stags, Stage, Grates.

9 – Três cavalos participaram numa corrida. Os seu nomes eram Tally-ho, Sonny Boy e Juanita. Os seus proprietários eram o senhor Lewis, o senhor Bailey e o senhor Smith, ainda que não necessariamente por esta ordem. Tally-ho torceu a pata no início da corrida. O senhor Smith tinha um cavalo castanho e branco com três anos. Sonny Boy ganhou 20 mil dólares. O senhor Bailey já perdeu muito, embora o seu cavalo quase tenha ganho. O cavalo que ganhou era negro. Esta corrida foi a primeira em que participou o cavalo do senhor Lewis. Como se chamava o cavalo que ganhou?







Respostas

1 – Para uma pessoa construir um barco precisaria de quatro dias, naquelas condições.

2 – Ao longo da história foram mencionadas doze pessoas.

3 – Demoraria 65 minutos.

4 – TOOT.

5 – Entrou pela porta que o homem deixou aberta.

6 – 28 ovos. O erro está em pensar que uma galinha põe um ovo por dia, que faria 42 ovos. Na realidade, uma galinha põe apenas um ovo num dia e meio, ou dois terços de um ovo por dia. Ou, dito de outra forma, 1,5 galinhas põem um ovo por dia.

7 – Sobrinho.

8 – Gates, Stage.

9 – O cavalo do senhor Smith não podia ter ganhado a corrida porque o que ganhou era negro. O cavalo do senhor Bailey não ganhou. A corrida deve ter sido ganha pelo cavalo do senhor Lewis. Tally-ho não ganhou e não podia ser o cavalo do senhor Lewis porque torceu a pata logo ao início. Sonny Boy não podia ser o cavalo do senhor Lewis porque já havia corrido previamente. O cavalo do senhor Lewis só pode ser Juanita, a vencedora.