Entre 1.000 e 3.000 pessoas, dependendo das fontes, manifestaram-se pelas ruas de Dallas sob o lema “Trump no lixo” (“Dump the Trump”, em inglês), num protesto em reação às declarações e propostas do republicano em matérias de imigração.

Por outro lado, cerca de 20.000 simpatizantes deslocaram-se ao American Airlines Center para ouvir as propostas de Trump.

“Não estamos à procura de conflito. Só queremos deixar claro a Donald Trump que o seu discurso de ódio e intolerância não é bem-vindo. Texas é um estado bilingue e multicultural desde a sua fundação”, disse ao The Dallas Morning News o advogado Domingo García, presente na marcha.

Os manifestantes, a maioria hispânicos, acusaram Trump de ser racista, e pediram à comunidade latina dos Estados Unidos que se registe para votar nas presidenciais de 2016 de modo a evitar a chegada do magnata à Casa Branca. “Vamos votar e vamos marcar a diferença”, disse um dos manifestantes.

Trump, que apresenta os melhores resultados entre os aspirantes a candidato republicano, visitou o Texas pela segunda vez após a sua viagem relâmpago de julho à cidade fronteiriça de Laredo, onde insistiu na sua proposta de construir um muro que separe os Estados Unidos do México.

Até agora, as manifestações contra o magnata apenas tinham reunido algumas dezenas de pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR