Portugal registou o maior crescimento na taxa de emprego (1,3%) no segundo trimestre deste ano, face ao primeiro, tendo o indicador subido 0,3% na zona euro e 0,2% na União Europeia, revelou hoje o Eurostat.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, na variação em cadeia, Portugal foi o país onde se verificou a maior subida da taxa de emprego entre abril e junho, face ao período entre janeiro e março deste ano, com um aumento de 1,3%, seguindo a Grécia (1,2%), da Irlanda e de Espanha (com 0,9% cada) e a Estónia (0,7%).

As maiores quebras, na comparação trimestral, foram registadas na Finlândia (-0,3%), Reino Unido (-0,2%), Bulgária e Lituânia (-0,1% cada).

Na comparação homóloga com o segundo trimestre de 2014, o emprego aumentou 0,8% na zona euro e 0,9% na União Europeia (UE), face ao mesmo período de 2014, segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Irlanda (3,0%), Espanha (2,9%), Luxemburgo (2,5%) e Hungria (2,4%) foram os países que registaram maior crescimento homólogo, enquanto as únicas diminuições se verificaram na Roménia (-1,6%) e na Finlândia (-0,7%).

Em Portugal, o emprego cresceu 1,9% no segundo trimestre do ano, face ao mesmo período de 2014.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, já comentou estes dados e considerou ser “um facto muito importante de sublinhar” Portugal ter sido o país que “mais cresceu em emprego do primeiro para o segundo trimestre” deste ano.

“Tivemos mesmo um nível de criação de emprego como já há vários anos não se verificava no nosso país. Julgo que isto é um facto muito importante de sublinhar”, afirmou Passos Coelho, em declarações aos jornalistas, em Portalegre.

“Nós trabalhámos muito ao longo destes anos em Portugal, os portugueses, os empresários, os sindicatos, aqueles que construíram o diálogo social e prepararam reformas importantes no país para propiciar, justamente um clima de recuperação”, observou.