Chama-se Liu Bolin e podia ser um camaleão. Mas é antes um artista chinês amante da camuflagem que se funde com diversos cenários para chamar a atenção para problemas políticos e sociais.

A história de Liu Bolin começou há dez anos, altura em que se apresentou na série de imagens “Hiding in the City” (Escondendo-se na Cidade, em português). Já em 2005 tinha como objetivo “questionar e repensar a desigualdade e o desequilíbrio causados pelo processo de desenvolvimento humano”, explicou à CNN. Foi por isso que começou a pintar-se para entrar em imagens de locais demolidos e espaços comerciais.

Liu Bolin olhou agora para o futuro. Pintou-se de cores berrantes, muito vibrantes e misturou-se com um cenário onde estão as bandeiras dos estados membros das Nações Unidas. Entre elas, estão também vários painéis com a descrição de muitos objetivos delineados pelos 193 países em causa. E um homem infiltrado, quase invisível.

“The Future” é o nome do projeto, que desta vez se concentra em temas como energias limpas, pobreza, aquecimento global e outros problemas ecológicos. “Nunca pensei em desaparecer. A sociedade em que vivemos está a mudar tremendamente todos os dias. Os cenários em que trabalho hoje podem desaparecer amanhã” explicou Liu enquanto se tornava invisível em várias imagens.

Um dos próximos temas que Liu Bolin admite trabalhar é a crise de refugiados vindos de África para a Europa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR