De fora da corrida ficaram Toronto e Baku, que abdicaram na reta final do prazo para a formalização das candidaturas, que encerrou na terça-feira.

“Temos cinco cidades com qualidades excecionais”, comentou o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, lembrando que o vencedor receberá um ‘cheque’ no valor de 1,5 mil milhões de euros como financiamento para a organização do maior evento desportivo mundial.

Los Angeles, que ocupou a ‘vaga’ dos Estados Unidos com a desistência de Boston, e Paris, considerada o ‘berço’ o olimpismo moderno, são apontadas como os ‘pesos pesados’ nesta candidatura. Hamburgo apresentou, porém, um dossier ainda condicionado a referendo popular, agendado para 29 de novembro, pois serão os habitantes da cidade alemã a decidir em definitivo se aceitam a candidatura aos Jogos de 2024, numa altura em que as sondagens apontam para uma vitória clara do ‘sim’.

Roma conta com o apoio total do governo italiano e Budapeste estará no final do ‘pelotão’, em virtude da pouca experiência em acolher grandes eventos desportivos e os poucos argumentos na área das infraestruturas.

A próxima edição dos Jogos Olímpicos está marcada para 2016, no Rio de Janeiro, enquanto Tóquio será o anfitrião em 2020.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR