789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Presidente interino do Burkina Faso e primeiro-ministro feitos reféns por militares

Este artigo tem mais de 5 anos

A ONU, a União Africana e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental exigiram hoje a libertação imediata do Presidente interino do Burkina Faso e do primeiro-ministro feitos reféns.

i

AHMED OUOBA/AFP/Getty Images

AHMED OUOBA/AFP/Getty Images

A ONU, a União Africana (UA) e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) exigiram hoje a libertação imediata do Presidente interino do Burkina Faso e do primeiro-ministro feitos reféns por militares em Ouagadougou.

“A UA, a CEDEAO e a ONU exigem a libertação imediata e incondicional dos reféns”, referem, em comunicado conjunto, as três organizações internacionais.

No comunicado, as três organizações salientam que os autores daquele ato “inaceitável” vão ser responsabilizados por qualquer violação à integridade física do Presidente e do primeiro-ministro, bem como de outros titulares feitos reféns.

Na declaração, as três organizações “condenam a flagrante violação da Constituição e da Carta de Transição” e exigem que as forças de defesa e segurança se submetam à autoridade política e no atual contexto às autoridades de transição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Reafirmamos a nossa determinação em apoiar as autoridades a fazer todos os esforços para assegurar a conclusão com êxito da transição política no Burkina Faso”, acrescentam na declaração.

Hoje à tarde, elementos do Regimento de Segurança Presidencial, a guarda pretoriana do ex-Presidente Blaise Compaoré, derrubado em outubro de 2014 após 27 anos no poder, invadiram o palácio presidencial e fizeram reféns o chefe de Estado interino, Michel Kafando, e o primeiro-ministro, Isaac Zida, e pelo menos dois ministros.

Segundo o jornalista Haru Mutasa, da Al Jazeera, “Ainda não é claro se estes guardas pretendem ascender ao poder, ou apenas estabilizar e proteger a sua posição”. Isto porque o golpe surgiu apenas dois dias após uma comissão do governo interino do Burkina Faso ter sugerido o desmantelamento do Regimento.

O reported.ly relata que a maioria das estações de rádio foram silenciadas e que se instalou a confusão nas ruas, com os comerciantes a encerrar os estabelecimentos e os populares a protestar contra as recentes detenções.

A Al Jaazera acrescenta ainda que os soldados do Regimento de Segurança Presidencial dispararam tiros para dispersar os populares, que protestavam contra o rumo dos acontecimentos junto ao palácio presidencial.

O ex-presidente do Burkina Faso, Blaise Compaoré,  foi obrigado a demitir-se e abandonar o país em Novembro de 2014, depois de uma onda de protestos. Estes protestos surgiram após Compaoré tentar uma revisão constitucional, que lhe permitiria candidatar-se pela quinta vez às eleições presidenciais.

As eleições, que estão previstas para o próximo dia 11 de Outubro, acabarão com o período de transição, iniciado após a demissão de Compaoré.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora