A agência de rating norte-americana Standard & Poor’s cortou esta quarta-feira o rating do Japão, a terceira maior economia do mundo, considerando que a estratégia económica do Governo de Shinzo Abe não chegará para colocar a economia, e a inflação, a crescerem a níveis satisfatórios nos próximos anos.

O corte, em apenas um nível (de AA- para A+), surge apenas um dia depois de o Banco Central do Japão ter decidido não aumentar o programa de compra de ativos – já em valores recorde – por acreditar que a economia irá voltar a crescer, e a inflação a subir, com as medidas já tomadas.

A decisão do banco central deixa nas mãos do Governo de Shinzo Abe tomar medidas, ou seja, avançar com um programa de estímulos. No entanto, as finanças públicas japonesas encontram-se numa situação delicada. O Japão tem uma das maiores dívidas públicas do mundo, que deve atingir os 247% do PIB no próximo ano.

“Não acreditamos que a estratégia de recuperação económica do Governo – apelidada de Abenomics – seja capaz de reverter esta deterioração nos próximos dois ou três anos”, diz a agência em comunicado.

A inflação no Japão continua perto de zero e a economia voltou a entrar em contração no último trimestre. O Japão sofre ainda de um grave problema de envelhecimento da população.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR