A Altice, empresa que comprou a PT Portugal, anunciou esta quinta-feira que chegou a acordo para a compra da norte-americana Cablevision. É a segunda aquisição feita pela Altice no mercado de telecomunicações nos EUA, o que lhe permitirá criar o quarto maior operador de cabo naquele mercado. A Altice paga o equivalente a 15,6 mil milhões de euros para conquistar esta posição relevante no mercado e para comprar uma empresa fundada por um dos maiores ícones deste setor nos EUA, Charles Dolan.

O acordo foi anunciado esta quinta-feira pela empresa do multi-milionário Patrick Drahi, que continua a sua estratégia agressiva de aquisições, um pouco por todo o mundo. Uma dessas aquisições, e uma das mais recentes, foi a PT Portugal. A Altice, cujas ações estão a disparar mais de 4% na bolsa de Amesterdão, vai emitir 14,5 mil milhões de dólares em dívida para financiar esta operação que, pelo facto de ser assumida dívida da Cablevision, está avaliada em 17,7 mil milhões de dólares – ou 15,6 mil milhões de euros. A Altice entra, de imediato, com 3,3 mil milhões de dólares.

A Cablevision está no “top 5” do mercado de cabo nos EUA e tem uma presença forte na área metropolitana de Nova Iorque. O mercado norte-americano de telecomunicações está a sofrer grandes mudanças nos últimos meses devido às alterações nos padrões de consumo trazido por empresas como a Netflix. A AT&T comprou a DirecTV, por 65 mil milhões de dólares, e a Charter Communications comprou a Time Warner Cable por 79,2 mil milhões, segundo a Bloomberg.

A empresa que passa, agora, para o controlo da Altice, foi fundada em 1973 por Charles Dolan, que hoje, aos 88 anos, continua a presidir ao conselho de administração da empresa que passou a ser gerida pelo filho James – que já tem 60 anos. Charles Dolan, que fez fortuna no setor do cabo e dos conteúdos, foi o fundador da HBO e a venda dessa empresa, na altura a uma companhia chamada Time-Life, foi um dos negócios que o catapultou para o estatuto de ícone do setor que tem hoje. A Cablevision criou também, antes de dispersar parte do capital em bolsa, a AMC Networks, editora de séries como “Breaking Bad” e “Walking Dead”.

“A aquisição da Cablevision representa um novo passo da Altice no mercado dos EUA, depois da aquisição da Suddenlink no início deste ano. No seu conjunto, os dois operadores representam o quarto maior operador de cabo no mercado norte-americano”, pode ler-se no comunicado divulgado esta quinta-feira pela Altice.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR