O livro “Portugal by Design”, de Jorge Silva, que visa fazer um retrato do design nacional através de 95 projetos, foi lançado em Lisboa no âmbito do Ano do Design Português 2014/15.

Com design do ateliê Silvadesigners, o livro tem edição bilingue e o seu conteúdo estará também disponível numa App associada, distribuída gratuitamente, que permite a difusão mundial dos projetos portugueses. A edição é limitada a 2.000 exemplares.

Jorge Silva, o designer responsável pela obra, selecionou os autores e criou o design da publicação, fazendo uma abordagem com registo fotográfico que relaciona as obras e o contexto onde são consumidas e produzidas.

Os projetos selecionados foram realizados entre 2007 e 2015 e são da autoria, entre outros, dos designers Alva Design Studio, Another Collective, Barbara Says, Bolos Quente, Catarina Sobral, DSType, Elder Monteiro, FBA, Fernando Brízio, Filipe Alarcão, GBNT e Gonçalo Cabral.

Henrique Ralheta, Ideias com Peso, Inês Nepomuceno, Ivity, Joana Monteiro, Jorge Colombo, LIKEarchitects, Luís Nascimento, Madalena Matoso, Non-verbal Club, Pato Lógico, Pedrita, Rui Silva, Samuel Reis, Sara Westermann, Teresa Nunes/Uma Brand Studio, The Royal Studio, Valdemar Lamego e White Studio também estão entre os 95 selecionados.

Num texto sobre o livro, Guta Moura Guedes, comissária do Ano do Design Português, sublinha que esta obra traz “a força de um grupo de criadores, autónomos, independentes, versáteis, mas também contribui para construir uma nova percepção sobre um país que, de forma cada vez mais expressiva, se destaca pelo seu posicionamento na área das indústrias culturais e criativas”.

“Esperamos que este seja o primeiro de uma série e que acompanhe o desenvolvimento e a estruturação de uma relação útil entre o Estado e a Sociedade Civil nesta que é uma das disciplinas mais importantes do século XXI: o design”, sustenta.

“Portugal by Design” e a App foram lançados quarta-feira, às 18h00, no Café Martinho da Arcada, em Lisboa, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, da comissária do Ano do Design Português, Guta Moura Guedes, e do autor e designer, Jorge Silva.

O Ano do Design Português, que encerra a 30 de setembro, iniciativa conjunta do secretário de Estado da Cultura e do Ministério da Economia, foi lançado em maio de 2014, no Palácio Foz.