Pelo menos 1.479 alunos que, a 15 de setembro, já tinham visto os seus processos de candidatura a bolsa de estudo serem deferidos pelos serviços de ação social das respetivas universidades vão receber bolsa já no próximo dia 25 de setembro.

O dia 25 ficou estabelecido, esta semana, como sendo o dia de pagamento das bolsas. A fixação de um dia certo no mês tinha ficado inscrita no novo Regulamento de Atribuição de Bolsas a Estudantes do Ensino Superior e foi agora conhecido: será o mesmo dia em que são pagas todas as prestações sociais e apoios do Estado. A questão é que, só recebem a este dia do mês, os estudantes que tenham resposta positiva dos serviços até ao dia 10 de cada mês.

Ora, devido a problemas técnicos, o processo de análise e decisão das candidaturas atrasou neste início de ano letivo e, perante as queixas das associações de estudantes, o Ministério decidiu que, neste mês de setembro, mesmo quem receber uma resposta positiva dos serviços depois do dia 10 vai receber na mesma no dia 25 de setembro. No início da próxima semana o Ministério de Nuno Crato dirá qual o dia até ao qual serão consideradas as candidaturas para processamento do pagamento ainda este mês.

Até ao dia 15 de setembro, frisa Daniel Freitas, presidente da Federação Académica do Porto, já tinham sido deferidos 1.479 pedidos, dos mais de 39 mil, só no ensino público. A cada dia que passa esse número vai crescendo.

Outro dos pontos importantes que saiu da reunião desta quinta-feira prende-se com o simulador de candidatura a bolsa, disponível no site da DGES. O simulador estava desatualizado, mas o diretor geral comprometeu-se a atualizar o simulador, de acordo com os novos critérios publicados no novo regulamento do verão, até ao final do dia de hoje. “O que aconselhamos é que aqueles que tentaram simular e que acabaram por não se candidatar porque a simulação deu uma resposta negativa, que voltem a tentar nos próximos dias”, alerta Daniel Freitas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR