O Edifício do Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas (MFA) vai ser classificado como monumento nacional, depois da aprovação em Conselho de Ministros, esta quinta-feira.

O edifício do Regimento de Engenharia n.º 1 da Pontinha tem um lugar importante na história porque foi a partir de lá (mais concretamente da sala da Bibilioteca) que foram conduzidas as operações militares da Revolução dos Cravos. O comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira explica que a classificação ” tem como critérios o evidente valor histórico e memorial e o elevado conteúdo simbólico”.

Hugo Martins, presidente da Câmara de Odivelas, congratulou-se a decisão do Governo, considerando que se trata de uma “vitória para o município e para todos os que se envolveram neste projeto”. O presidente do município refere, ainda, em declarações à agência Lusa, que já desde de 2001 que lutavam pela classificação agora atribuída.

É nesse edifício que está instalado o Núcleo Museológico do MFA, que reproduz o espaço tal como ele estava no dia 25 de abril de 1974. O site da Câmara de Lisboa refere que a sala de operações “reúne um conjunto de equipamentos como rádios, telefones e transmissores, assim como armas, munições e mapas”. Foi nesse local que estiveram detidos Marcelo Caetano (conduzido pelo capitão Salgueiro Maia), Silva Pais, director da PIDE/DGS e Ruy Patrício, ministro dos Negócios Estrangeiros.

O presidente da Câmara de Odivelas afirma que este Núcleo Museológico já foi visitado por mais de 60 mil pessoas, um número que, na sua opinião, mostra que têm conseguido o seu objetivo de “perpetuar na história os acontecimentos de Abril”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR