Milhares de pessoas reuniram-se hoje nas ruas de Moscovo para o primeiro protesto autorizado em um ano e meio, com o opositor do Kremlin Alexei Navalny a dizer à multidão que “a mudança é possível”.

Embora tenha sido autorizada pelas autoridades da capital, a manifestação foi restringida a um subúrbio localizado a 15 quilómetros do centro da cidade e decorreu sob a presença maciça das forças de segurança.

Segundo a polícia russa, citada pela agência noticiosa Ria Novosti, cerca de 4.000 pessoas aderiram ao protesto, enquanto os organizadores que falaram com a agência francesa AFP apontam para uma adesão de 7.000.

Alguns manifestantes brandiam bandeiras russas e outros empunhavam cartazes questionando: “Quem matou Nemtsov”, numa referência a Boris Nemtsov, um crítico do Governo de Putin que foi assassinado a alguns metros do Kremlin no passado mês de fevereiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Parem de mentir, parem de roubar”, apelavam outros cartazes.

“As pessoas que aqui estão são aquelas que acreditam que é possível melhor”, disse o líder da oposição Alexei Navalny, dirigindo-se aos manifestantes.

“Não estamos a lutar contra Putin, e sim contra as pessoas que não acreditam que é possível mudar”, continuou o ‘blogger’, afirmando: “a mudança é possível e nós vamos lá chegar”.

O protesto acontece uma semana depois das eleições regionais confirmarem o domínio do partido pró-Kremlin, Rússia Unida, numa votação repudiada pelos partidos da oposição, que a consideraram fraudulenta.