Quatro concelhos apresentam este domingo risco muito elevado de incêndio: Vila de Rei, em Castelo Branco, Mação, em Santarém, Gavião, em Portalegre, e Monchique, no distrito de Faro. A informação foi divulgada na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto colocou ainda em risco elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Setúbal e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Madeira com risco muito alto de exposição à radiação UV

Segundo o IPMA, a ilha da Madeira apresenta este domingo risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto as restantes regiões do país estão com níveis altos. O instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor que dois, em que o UV é baixo, três a cinco, moderado, seis a sete, alto, oito a 10, muito alto, e superior a 11, extremo.

O IPMA prevê para este domingo, em Portugal continental, céu pouco nublado ou limpo, aumentando a nebulosidade na região sul a partir do fim da tarde, e uma pequena subida da temperatura mínima.

As temperaturas máximas previstas são de 31 graus centígrados em Lisboa, 26 no Porto, 28 em Faro, 24 em Ponta Delgada e 26 no Funchal.