Algumas das coisas da sua casa podem estar a fazer mal à sua linha e até a fazer com que ganhe uns quilinhos a mais… Desconfia? Ora confira lá se estas 10 coisas da sua casa não podem mesmo estar a sabotar a sua dieta.

1. Ter demasiados ecrãs
Tem mais do que uma televisão, além do portátil, do computador de mesa e do tablet? Saiba que ter tantos ecrãs pode estar a dfazer mal à sua linha. Isto porque dar atenção a todos e cada um deles envolve passar muito tempo sentado. E se passa muito tempo em frente a um ecrã, seja ele qual for, isso também pode significar que tem um estilo de vida sedentário. Vários estudos referem que existe uma relação entre o tempo que os jovens passam a jogar computador e a quantidade de alimentos que ingerem. E um estilo de vida sedentário é uma das principais causas dos problemas de peso que afectam muitas pessoas hoje em dia. “A vida moderna colide com o ritmo de atividade física moderada para que estamos programados”, disse Ruben Bravo, especialista em Nutrição e porta-voz do Instituto Médico Europeu da Obesidade (Madrid), ao jornal El País. “Ao adicionar atividade física ao metabolismo basal (ou seja, à ingestão de calorias de uma pessoa em repouso), o corpo utiliza as suas reservas de energia e, consequentemente, perde peso”, reforçou Bravo.

2. Utilizar o sofá como cama
Nada como chegar a casa e esticar-se no sofá depois de um dia cansativo. Um sofá confortável é um requisito fundamental para a casa na opinião de muitos. Mas não deve ser tão confortável que se transforme em cama, a bem das nossas costas. E porque tal como passar muito tempo à frente do ecrã é prejudicial, também passar muito tempo sentado no sofá não é recomendável. Mas os dois hábitos são quase sempre indissociáveis e fazem parte de um estilo de vida sedentário que devemos combater. Até porque passar muito tempo no sofá, dá fome. É o que diz uma investigação realizada pela Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos da América.

3. Despensa
Se a sua despensa está caótica, isso pode estar a contribuir para que se alimente de forma menos correta. Quando inicia uma dieta, é importante começar por ‘limpar’ a despensa de alimentos menos saudáveis e evitar tentações. Se quando foi às compras não conseguiu resistir a uma caixa de chocolates ou a um pacote de batatas fritas, o mais sensato quando chegar a casa é guardá-los ‘longe da vista’. Quando organizar a despensa, lembre-se de colocar os alimentos menos saudáveis atrás, logo menos visíveis, e os alimentos saudáveis em primeiro plano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4. Frigorífico
Com o frigorífico o problema é semelhante ao da despensa. Muitos de nós recorremos ao frigorífico para guardar a fruta e os vegetais, para que durem mais tempo. Mas isso também faz com que esses alimentos saudáveis fiquem ‘escondidos’ dentro do frigorífico e menos visíveis. Muitas vezes, fruta e legumes acabam até por ficar ‘esquecidos’ no frio, o que invalida o seu consumo. O que faz mal à saúde e à carteira. O frigorífico deve ser organizado seguindo o mesmo princípio da despensa: “O que engorda no fim e na primeira metade os alimentos saudáveis e que precisamos de comer todos os dias”, explica o nutricionista Ruben Bravo.

5. A sua rotina noturna é demasiado confortável
Chega a casa depois de um dia longo e cansativo no trabalho e só lhe apetece aterrar no sofá à frente da televisão? Dos ecrãs e do sofá já falámos: ambos contribuem para um estilo de vida sedentário. E se a isso juntar uma manta e uma luz fraca está a preparar-se para correr o risco de adormecer, o que também deve evitar, sobretudo logo após o jantar. Os especialistas indicam que após o jantar e numa altura do dia em que nosso organismo tem um metabolismo mais lento, o mais indicado é mexer-se um pouco: dar um passeio, ir despejar o lixo, arrumar a cozinha. Praticar exercício físico intenso não é indicado, mas um pouco de movimento ajuda a uma boa digestão do jantar, antes de ir dormir.

6.’Esconder’ a bicicleta estática ou outros aparelhos de ginástica
É uma daquelas pessoas que um dia achou boa ideia comprar uma bicicleta estática ou outro aparelho para praticar exercício em casa? Se sim, então o mais provável é que após o entusiasmo inicial se tenha ‘esquecido’ de que algum dia teve tal ideia. Se calhar o local da casa onde guardou a bicicleta estática não é melhor. Encostá-la a um canto, atrás de um móvel ou no sótão dificulta a sua utilização. O sítio onde guarda os aparelhos de ginástica pode estar a contribuir para que não os use, porque como diz o ditado “longe da vista, longe do coração”.

7. A casa está demasiado aquecida
Quanto o frio aperta é necessário aquecer a casa, mas não o deve fazer em excesso, sob risco de prejudicar a sua dieta. Isto porque quando mais elevada for a temperatura, menos energia gasta o corpo. “O corpo tem um sistema chamado homeostase (ou manutenção do equilíbrio), e o  seu trabalho é manter o calor do nosso corpo entre 36,5 e 37 graus. Para isso, utiliza dois mecanismos diferentes: quando está muito calor, como no Verão, segrega água, daí a transpiração; e quando está mais frio, usa a gordura armazenada como energia”, refere o nutricionista Ruben Bravo. Além de que a temperatura alta favorece a sonolência e o sedentarismo. Calor sim, mas não em excesso.

8. Usar pratos demasiado grandes
Se come demasiado às refeições, o problema pode estar na louça que utiliza. Temos tendência a servir as doses em proporção ao tamanho dos pratos e se os pratos forem grandes, é provável que a dose seja maior do que devia. E como também temos tendência a terminar o que está no prato, acabamos mesmo a comer mais do que o necessário. Usar pratos grandes “pode ter consequências inesperadas para o ganho de peso consumidores”, alerta Brian Wansink, Professor da Universidade de Cornell (EUA) e autor do estudo “Os perigos dos pratos grandes: cintura, lixo e carteira” (The Perils of Large Plates: Waist, Waste, and Wallet). Se não quer ser ‘induzido’ a comer mais do que a conta, sirva as refeições em pratos mais pequenos.

9. Pôr o tacho na mesa
Os pratos podem influenciar a quantidade de comida que ingerimos a uma refeição, mas os tachos também o podem fazer, em especial se os levar para a mesa. Se empratar a comida e deixar o tacho no fogão estará a contribuir para evitar repetir a dose. E quanto mais longe estiver do tacho, melhor. O facto de ter de se levantar da mesa para voltar a servir-se, especialmente se for preguiçoso, pode fazê-lo desistir da ideia.

10. Tem um colchão e almofada pouco confortáveis
Se a sua cama não é confortável, seja porque o colchão inadequado ou a almofada não é a sua favorita isso pode causar noites mal-dormidas. E o não dormir o suficiente ou dormir mal está associado a maus hábitos alimentares, como demonstram vários estudos. Uma investigação realizada pela Clínica Mayo mostrou que pessoas privadas de sono comem, em média, 549 calorias a mais por dia, o que pode acrescentar cerca de 450 gramas ao peso numa semana. E outro estudo, da Universidade da Pensilvânia (EUA) revelou que uma noite mal-dormida pode levar ao aumento do desejo por alimentos gordurosos no dia seguinte.