O ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, propôs hoje que a União Europeia (UE) vá diretamente às zonas de crise procurar os refugiados para travar o atual afluxo de migrantes e ultrapassar as redes de traficantes.

“Proponho que cheguemos a acordo na Europa em relação a um contingente, um contingente generoso. Iríamos procurar nas zonas de crise os refugiados, sem que os traficantes ganhassem dinheiro, para depois os repartir pela Europa”, declarou, descrevendo a sua ideia como uma “iniciativa pessoal por um direito de asilo europeu”.

“O contingente deve ser generoso para que a Europa dê resposta às suas responsabilidades humanitárias”, disse.

Maizière não deu pormenores sobre o modo como seria feita a escolha dos refugiados, mas a ideia reforça a do primeiro-ministro britânico, David Cameron, que em meados de setembro indicou que o seu país receberia 20.000 sírios vindos diretamente de campos de refugiados instalados nos países vizinhos da Síria em guerra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ministro alemão sublinhou que uma vez ultrapassado o limite europeu estabelecido a Europa não deixará os migrantes “afogarem-se no Mediterrâneo”, mas serão salvos para serem reinstalados em “zonas seguras” da sua região geográfica, ideia que já tinha desenvolvido numa entrevista divulgado no sábado pelo semanário alemão Spiegel.

Esta posição contraria as declarações da chanceler alemã, Angela Merkel, que defende a existência de quotas de repartição europeias sem a determinação de um limite.

A Alemanha deve receber este ano entre 800.000 e um milhão de requerentes de asilo, um recorde na Europa.

Há semanas que as capitais europeias se mostram incapazes de encontrar uma posição comum para responder ao afluxo de refugiados. Esta marcada uma cimeira para quarta-feira para tentar encontrar um compromisso.