Espaço aéreo fechado, proibição de telemóveis e detetor de metais para todos. Estas são algumas das exigências da modelo Bar Refaeli e de Adi Ezra, empresário de 40 anos na área da alimentação, para o seu casamento. Mas é a primeira que está no centro da polémica em Israel, país natal dos noivos.

O problema, como conta o El Pais, é que o espaço aéreo israelita só pode ser encerrado devido a situações de emergência, como ameaças terroristas. Mesmo assim, a top-model de 30 anos quis o encerramento dos céus de Israel por razões de segurança, naquele que foi apelidado como o casamento do ano no país. As piadas e os comentários de revolta nas redes sociais e na imprensa não se fizeram esperar: citado pelo diário espanhol, um editorial do jornal israelita Haaretz, ironiza com esta situação ao perguntar “casa-se a Bar Refaeli? Encerre-se o espaço aéreo claro”, continuando depois ao perguntar se “qualquer casal pode beneficiar de uma proteção semelhante se assim o pedir ou este é um privilégio para certos famosos?”

Esta controvérsia obrigou até o Ministro dos Transportes, Israel Katz, a garantir que o espaço aéreo não vai ser encerrado e que o “céu de Israel pertence a todos os seus cidadãos”.

Já não é a primeira vez que a ex de Leonardo DiCaprio está no centro da polémica no seu país. Desde a anúncios publicitários a marcas de roupa até à recusa do serviço militar obrigatório no país, tem incendiado a opinião pública e gerado uma onda de críticas a Bar Refaeli.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR