Os representantes da Volkswagen foram convocados pelo Governo sul-coreano para discutir os testes de emissão de poluentes depois de o fabricante automóvel ter sido acusado de manipular os resultados, foi anunciado estar terça-feira.

“Chamámos os representantes da Volkswagen e os seus engenheiros ao ministério para uma reunião na quarta-feira”, disse à agência noticiosa AFP o vice-diretor do ministério, Park Pan-Kyu. “Vamos começar a fazer testes o mais tardar no próximo mês e anunciar os resultados no final de novembro”, acrescentou. Segundo Park, é ainda muito cedo para dizer que tipo de medidas punitivas o Governo pode aplicar contra a empresa.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera através de um ‘software’ incorporado no veículo, enfrentando uma multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros ao câmbio de hoje).

Dos cinco modelos equipados com este ‘software’, quatro foram importados pela Coreia do Sul – Golf, Audi A3, Jetta e Beetle. Cerca de 59.000 desses modelos estão atualmente nas estradas sul-coreanas, indicou Park.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR