O multi-milionário russo Andrey Igorevich Melnichenko desembolsou a módica quantia de 360 milhões de euros para ter o maior iate à vela do mundo. Ele até já tinha, desde 2012, um barco avaliado em 263 milhões de euros. Mas era pequeno para as ambições do magnata russo.

O primeiro iate do multi-milionário russo. Agora tem o maior do mundo

O primeiro iate do multi-milionário russo. Agora tem o maior do mundo

O novo brinquedo de Melnichenko, chamado White Pearl, e desenhado pelo famosos designer francês Philippe Starck,  tem 142 metros de comprimento, 24,8 de largura e pesa 14 mil toneladas. Tem três mastros com 91 metros de altura cada um. Conta com oito andares e o casco (parte de baixo do barco) tem uma das maiores peças de vidro curvo alguma vez construídas. Tudo para ter uma vista privilegiada do fundo do mar. Todo este espaço pode albergar 20 convidados e uma equipa de 54 elementos.

Segundo descreve, o Daily Mail, esta mansão flutuante pode atingir uma velocidade máxima de 24 milhas por hora (44 km/hora). No interior encontra-se um heliporto, três piscinas, seis suites e uma discoteca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Andrey Melnichenko, de 43 anos, nasceu na Bielorrússia mas tem nacionalidade russa, e foi considerado, pela revista Forbes, a 97ª pessoa mais rica do mundo e a nona mais rica da Rússia, com uma fortuna avaliada em mais de 8 mil milhões de euros. O magnata fundou a empresa de produção de fertilizantes EuroChem, a produtora de carvão Suek, o gerador de energia SGK e a exportadora de sistemas de tubulação TMK.

Agora, o empresário, e a sua mulher Aleksandra, uma antiga modelo sérvia, podem desfrutar dos tempos livres neste gigantesco super-iate.

Estes são os iates que acompanham o White Pearl na lista dos maiores do mundo: