319kWh poupados com o
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo MEO

Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui.

Quem foi que lhe disse que não se faz surf numa piscina?! Mentiu-lhe

Este artigo tem mais de 5 anos

Mas esta não é, claro está, uma piscina convencional. É gigante, capaz de criar ondas artificiais, e custou quase 17 milhões de euros. Senhoras e senhores, surfistas e não-surfistas: eis o Unleashed.

6 fotos

— Surfamos hoje?
— Não, que o mar ‘tá flat

Ora aí está um diálogo que não se ouvirá entre os habitantes da vila de Dolgarrog.

A norte do País de Gales, e tendo as verdejantes serras da região de Snowdonia a ornamentar a vista, não há mar em Dolgarrog, quanto mais ondas ou onde surfá-las. Ou melhor, não havia, mas agora já há — ainda que sem pinga de mar onde se molhe o pézinho. É que a Red Bull investiu uma fortuna, perto de 17 milhões de euros, para trazer de San Sebastian, em Espanha, para o País de Gales, no lugar que era o de uma desactivada fábrica de alumínios, a mais incrível das piscinas. Uma piscina de dimensões para lá de olímpicas, capaz de gerar ondas como as que no mar se surfam — mas que aqui são geradas artificialmente.

O vencedor da edição de estreia do Red Bull Unleashed, o primeiro campeonato mundial de surf do género, foi Albee Layer, numa competição que contou com alguns surfistas de renome, e que teve quase 200 mil galeses (e não só) na plateia, a ver de perto, de muito perto mesmo, as manobras destes virtuosos da prancha.

No final, Layer, o havaiano de 24 de anos que venceu Billy Stairmand na final, estava, no mínimo, eufórico com a experiência. “Honestamente, quando a Red Bull me fez o convite, não sabia bem o que esperar de tudo isto. A minha ‘cena’ é mais surfar no mar. Mas foi incrível! Surfar tão perto do público, com a música a tocar, tanta boa energia no ar, com o vento da montanha a toca-nos o rosto… que loucura que foi! Se fizerem mais edições do Unleashed, contem comigo!”, gracejou no final.

E para o ano, com ou sem Albee Layer, haverá mesmo Red Bull Unleashed. Está prometido.

A página está a demorar muito tempo.