A despesa com alimentação representa o terceiro maior encargo na carteira dos portugueses, a seguir à habitação e aos transportes. De março a julho, a DECO recolheu 54.208 preços em 480 estabelecimentos — incluindo quatro lojas online. O estudo abrange 77 concelhos. “A cadeia Jumbo lidera a ‘corrida’ com os preços mais baixos e as lojas do Pingo Doce tentam não perder terreno”, avança a DECO. Em traços gerais, a cadeia Jumbo volta a vencer no território continental, a cadeia Continente/Modelo ganha nos Açores e o Pingo Doce na Madeira.

Uma simples mudança de hábitos, como o de trocar alguns produtos por outros equivalentes, mas das marcas mais baratas, pode representar uma poupança média de 24 por cento, garante a DECO. “Em muitas cidades, basta atravessar a rua ou virar a esquina para poupar centenas de euros e nós revelamos onde está o supermercado mais barato”. Pode descobri-lo neste simulador de preços. A poupança anual que pode ir até 350 euros.

Lisboa, Faro e Santarém são os distritos com a maior diferença de preços entre o estabelecimento mais barato e o mais caro que a DECO visitou. A poupança atinge sempre a casa dos 20 por cento. Pelo contrário, Guarda, Portalegre e Beja são os distritos com a menor diferença de preços, ou seja, onde o consumidor pode poupar menos. Nas Ilhas, as magras diferenças repetem-se na casa dos três por cento.

Quanto às cadeias de supermercados, o “papa-taças”, como a DECO lhe chama, é claramente o Jumbo. “Conquista o índice 100 nas compras do cabaz só com marcas de fabricante em oito distritos. Na luta individual e para o mesmo carrinho de compras, segue-se o Pingo Doce. Consegue apresentar os preços mais baixos em cinco distritos. O Pão de Açúcar arrebata a vitória em quatro distritos. A este nível, o Continente, o Minipreço e o Lidl só conseguem acompanhar os melhores e brilhar na passadeira dos preços baixos com uma loja: Continente, em Viana do Castelo, Minipreço, em Castelo Branco, e Lidl, em Évora”, avança a DECO.

Para o cabaz recheado com as marcas mais económicas, a DECO fala num “choque de titãs”, e explica: “A rivalidade intensifica-se a cada dia. Também aqui o Jumbo bate a concorrência ao vencer em toda a linha em nove distritos. Brilha sobretudo no Porto, onde apresenta quatro lojas com os preços mais vantajosos para os fãs deste cabaz. No pódio, seguem o Pão de Açúcar e o Pingo Doce, com lojas vencedoras em quatro distritos”.