Volkswagen

Fraude nas emissões da Volkswagen também na Europa

Não foi só nos EUA que as fábricas do grupo Volkswagen instalaram o mecanismo que forjava os dados das emissões poluentes. A prática aconteceu, também, na Europa, diz o governo alemão.

Getty Images

A Volkswagen instalou não só nos EUA mas também na Europa o mecanismo que permitia forjar os resultados dos testes às emissões poluentes dos motores diesel. Esta é a convicção do governo alemão, que diz que “veículos na Europa de motorização com cilindrada de 1.600 e 2.000 centímetros cúbicos também foram afetados pelas manipulações”.

O ministro dos Transportes da Alemanha, Alexander Dobrindt, transmitiu esta informação depois de uma reunião com executivos da Volkswagen em Wolfsburg, na sede da fabricante automóvel que está no centro de um escândalo com origem nos EUA mas que está a alastrar-se para a Europa.

“Vamos, portanto, continuar a trabalhar de forma intensa, em conjunto com a Volkswagen, para apurar exatamente quais são os veículos envolvidos de modo a prestar mais informação ao público”.

O construtor alemão Volkswagen vai publicar na sexta-feira uma lista com os veículos afetados pela manipulação de gases poluentes em motores diesel, afirmou hoje um porta-voz da empresa citado pela Efe. Até agora, a Volkswagen informou que 11 milhões de veículos com um motor ‘EA 189’ eram os afetados.

A empresa alemã, à qual pertencem outras marcas como Seat, Audi e Porsche, vai especificar na lista quais são os veículos afetados e onde foram vendidos. A Seat reconheceu que os motores com problemas de emissões poluentes foram amplamente utilizados pela empresa em vários modelos, mas ainda não tem um dado dos motores ‘EA 189’ montados pela marca em Espanha.

O número de veículos afetados com exatidão ainda é desconhecido, segundo o ministro alemão. Alguns modelos que incluem o motor ‘EA 189’ são, por exemplo, o ‘Golf’, ‘Jetta’, ‘Passat’ ou ‘Beetle’ da Volkswagen e o Audi A3. Os modelos A1, o A4 e o A6 da Audi têm este motor instalado, afirmou um porta-voz do fabricante de veículos de luxo.

Prémios Auto 2017 Observador - A escolha dos portugueses

Coube-lhe a si decidir e está decidido. As votações para eleger os melhores automóveis introduzidos no mercado em 2017 estão oficialmente fechadas. Confira aqui os finalistas em cada uma das categorias. Dia 19 há festa (e você vai fazer parte dela).

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVer finalistas
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ecaetano@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site