A Volkswagen instalou não só nos EUA mas também na Europa o mecanismo que permitia forjar os resultados dos testes às emissões poluentes dos motores diesel. Esta é a convicção do governo alemão, que diz que “veículos na Europa de motorização com cilindrada de 1.600 e 2.000 centímetros cúbicos também foram afetados pelas manipulações”.

O ministro dos Transportes da Alemanha, Alexander Dobrindt, transmitiu esta informação depois de uma reunião com executivos da Volkswagen em Wolfsburg, na sede da fabricante automóvel que está no centro de um escândalo com origem nos EUA mas que está a alastrar-se para a Europa.

“Vamos, portanto, continuar a trabalhar de forma intensa, em conjunto com a Volkswagen, para apurar exatamente quais são os veículos envolvidos de modo a prestar mais informação ao público”.

O construtor alemão Volkswagen vai publicar na sexta-feira uma lista com os veículos afetados pela manipulação de gases poluentes em motores diesel, afirmou hoje um porta-voz da empresa citado pela Efe. Até agora, a Volkswagen informou que 11 milhões de veículos com um motor ‘EA 189’ eram os afetados.

A empresa alemã, à qual pertencem outras marcas como Seat, Audi e Porsche, vai especificar na lista quais são os veículos afetados e onde foram vendidos. A Seat reconheceu que os motores com problemas de emissões poluentes foram amplamente utilizados pela empresa em vários modelos, mas ainda não tem um dado dos motores ‘EA 189’ montados pela marca em Espanha.

O número de veículos afetados com exatidão ainda é desconhecido, segundo o ministro alemão. Alguns modelos que incluem o motor ‘EA 189’ são, por exemplo, o ‘Golf’, ‘Jetta’, ‘Passat’ ou ‘Beetle’ da Volkswagen e o Audi A3. Os modelos A1, o A4 e o A6 da Audi têm este motor instalado, afirmou um porta-voz do fabricante de veículos de luxo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR