As casas low cost, que demoram um período máximo de duas semanas a montar, são um projeto da Associação Empresarial de Cambra e Arouca, que as construiu utilizando o sistema Gomos.
O projeto, segundo o Sol, foi financiado por 18 empresas dos municípios de Arouca e Cambra e apresentado esta sexta-feira. Tem um preço base de 50 mil euros mais IVA. A moradia, que demorou três meses a criar em fábricas, foi montada em apenas… três dias.
EcoCasa / Sistema GomosSessão de Inauguração da primeira unidadeInserido no programa da "Feira da Colheitas 2015"
Posted by AECA on Segunda-feira, 28 de Setembro de 2015
Este sistema de construção, como explicou em julho ao P3 o criador do projeto, Samuel Gomes, é “um sistema onde cada módulo sai da fábrica completamente pronto, incluindo todos os acabamentos interiores e exteriores”.
A casa, segundo afirmou à Agência Lusa o presidente da associação que liderou a construção, Bruno Teixeira, foi criada a partir de uma premissa: “Percebemos que estava a faltar no mercado uma casa de baixo custo que fosse fácil de transportar e que se pudesse montar rapidamente”, acrescentando ainda que o objetivo inicial era construir uma casa com “custos controlados e sem surpresas no final da obra”.
As moradias, dependendo do interesse dos futuros compradores, podem ser desde um T1 até, por exemplo, um T3 ou um T4. O preço pode variar dependendo do equipamento, que fica à escolha dos clientes, e que pode incluir “painéis solares, revestimentos, pinturas, pavimentos, caixilharias ou mobiliário fixo como o das cozinhas, que já vêm montadas”.