Escolas, paróquias, empresas e autarquias. Pelo menos 100 instituições e 144 autarquias em Portugal já se mostraram disponíveis para acolher migrantes. Das 100 instituições, metade já foi mesmo selecionada para vir a receber refugiados, de acordo com a Plataforma de Apoio aos Refugiados e o Conselho Português para os Refugiados, citados na edição desta sexta-feira do jornal Público.

Portugal deverá receber até 4.500 refugiados de um total de 160 mil pessoas e até 70 milhões de fundos europeus até 2020, segundo o acordo a que se chegou, na passada quarta-feira, no seio da União Europeia. Segundo o Conselho Português para os Refugiados os refugiados deverão chegar no final de novembro e o acolhimento está a ser preparado a nível interministerial em conjunto com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Para já só instituições se poderão candidatar ao programa de acolhimento, apesar de serem cada vez mais as pessoas e famílias que nas redes sociais ou em contacto com estas entidades se oferecem para acolher refugiados nas suas casas, como escreve o mesmo jornal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR