Entre 400 e 500 alunos da Universidade de Lisboa (UL) que se candidataram ao programa Erasmus não vão ter direito a bolsas de estudo, por falta de dinheiro para o efeito. A mensagem já foi passada aos alunos que tinham prevista a ida para fora no 2.º semestre. As restantes universidades conseguiram contornar os cortes, noticia o Público.

De resto, a redução da verba destinada a bolsas Erasmus é transveral a todas as instituições de ensino superior, à exceção das universidades de Coimbra e Açores. Mas a agência nacional que gere o programa europeu lembra que as universidades e politécnicos já sabiam há mais de um ano do corte no financiamento disponível, por falta de disponibilidade financeira.

O corte varia entre os 0,4%, no caso da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e os 20% face ao ano anterior, na Universidade de Lisboa.

Face à falta de verba, os serviços da UL optaram por garantir o financiamento das bolsas aos alunos que já partiram para fora no 1º semestre e para aqueles que pretendem prolongar a estadia por todo o ano. Já os alunos que contavam viajar no 2º semestre podem continuar a fazê-lo, mas não vão contar com bolsa de estudos para os ajudar a suportar os custos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR