O piloto britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o Grande Prémio do Japão de Fórmula 1 e alcançou a sua oitava vitória nesta temporada e a 41.ª da sua carreira desportiva, igualando o lendário piloto brasileiro Ayrton Senna. Lewis Hamilton percorreu as 53 voltas do circuito de Suzuka em 1h28:06.508, tomando a liderança da prova desde a partida, ao adiantar-se ao seu companheiro alemão Nico Rosberg.

Com a 41.ª vitória da sua carreira desportiva, Hamilton consegue igualar o piloto brasileiro Ayrton Senna, que morreu num acidente no Grande Prémio de Itália de 1994.

Hamilton, Rosberg e o alemão Sebastian Vettel (Ferrari) ocuparam por esta ordem as posições do pódio, seguidos pelo finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), por Valtteri Bottas (Williams) e pelo alemão Nico Hülkenberg (Force India).

Nos restantes lugares do top 10 ficaram o francês Romain Grosjean (Lotus), o seu companheiro venezuelano Pastor Maldonado, o holandês Max Verstappen (Toro Rosso) e o seu colega espanhol Carlos Sainz, que ficou em décimo lugar.