Que a lamentação e o queixume são hábitos pouco saudáveis para o nosso bem-estar anímico já desconfiávamos. O que ainda não sabíamos e o que agora T. Harv Eker diz no seu mais recente livro “Secrets of the Millionaire Mind” (literalmente, “Segredos de uma mente milionária” ) é que as queixas constantes podem estar a impedi-lo de se tornar milionário.

T. Harv Eker é um autor, empresário e orador motivacional norte-americano conhecido pelas suas teorias sobre a relação entre a riqueza e a motivação. E fala por experiência própria: Eker é milionário.

Segundo o autor, todos nós temos um “modelo financeiro” enraizado na nossa mente e é esse modelo – mais do que qualquer outra circunstância – que determina as nossas finanças. No livro, Eker escreve sobre os fatores que distinguem as mentes milionárias das outras e destaca um hábito distintivo e decisivo. Os milionários evitam queixar-se.

“Queixar-se é pior coisa possível a fazer pela sua saúde ou riqueza”, escreve Eker citado pela Business Insider.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando nos queixamos e lamentamos estamos a concentrar a nossa atenção no lado negativo das coisas e essa negatividade tem tendência a contaminar outras áreas da vida, diz o autor.

“O similar atrai o similar e quando nos queixamos, o que estamos a fazer é atrair ‘lixo’ para a nossa vida”, destaca o milionário. Alimentar este ciclo de negatividade “deixa pouco espaço para o crescimento, especialmente para o crescimento financeiro”, frisa.

“Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és” é um ditado que resume outro dos conselhos de T. Harv Eker: tão importante como evitar o queixume e a lamentação é manter-se à distância de pessoas que passam a vida a fazê-lo. “No entanto, muitas pessoas gostam de ouvir os queixosos. Porquê? Porque esperam pela sua vez para se queixarem”, conta Eker.

Devemos evitar entrar num ciclo vicioso de negatividade e para o fazer, “é importante eleger os nossos pensamentos e as nossas palavras sabiamente”, refere o milionário. Porque “a energia negativa é contagiosa”, diz.