José Mourinho, treinador do Chelsea, considerou que o FC Porto, adversário dos londrinos no grupo G da Liga dos Campeões de futebol, “sente-se grande a jogar contra os grandes e quer ganhar”.

Na conferência de imprensa de antevisão da partida de terça-feira no Estádio do Dragão, o treinador português alertou, no entanto, para o que pode para alguns ser uma “interpretação errada” do momento atual da equipa inglesa.

“Acho que também não são tontinhos nem líricos de pensar que vão jogar contra uma equipa fraca. Eles, FC Porto, sabem que somos uma grande equipa”, sublinhou José Mourinho.

Considerando que a sua experiência “não é uma mais-valia” que permita vencer a mais importante prova de clubes da UEFA, o técnico do clube campeão inglês recordou: “Quando ganhei a Liga dos Campeões, estava a jogá-la pela primeira vez.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Tenho 130 partidas na Liga dos Campeões e é melhor do que ter 13 ou nenhuma, e é importante ter esse capital de experiência”, reconheceu, para depois, sobre o jogo no ‘Dragão’, responder fruto dessa experiência adquirida: “Os jogos fora de casa na Liga dos Campeões são todos difíceis. É difícil recordar-me de algum fora que tenha sido fácil”.

E prosseguiu: “O FC Porto, culturalmente, é forte em casa, gosta de jogos grandes, de adversários que consigam aumentar os seus níveis motivacionais.”

O mau início de época do clube londrino na ‘Premier League’ não parece tirar o sono a José Mourinho, que alertou: “Não esperem que o Chelsea vá acabar em 15.º lugar e jogar na próxima época no ‘Championship’. De certeza que vamos ficar na ‘Premier League’.

E com a mesma segurança considerou que o FC Porto ser líder do campeonato “é algo normal”.

“É um plantel de qualidade e em super quantidade, candidato a ganhar as competições em Portugal e chega à Europa e tem a ambição de chegar à fase seguinte”, sublinhou.

Para Mourinho, o Chelsea “não é favorito a ganhar a Liga dos Campeões”, nem tão pouco adiantou quais os seus favoritos: “Somos apenas favoritos a passar a fase de grupos. Depois, em fevereiro, quando jogarmos os oitavos de final, faremos uma reformulação dos objetivos. Agora, é conseguir uma posição nos dois primeiros lugares.”

O FC Porto recebe o Chelsea pelas 19:45, em jogo da segunda jornada do grupo G da Liga dos Campeões, que será arbitrado pelo espanhol Antonio Mateu Lahoz.