O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse numa entrevista difundida na televisão norte-americana que Moscovo não estava a planear operações terrestes na Síria “agora”, mas que iria intensificar o seu apoio ao líder sírio, Bashar al-Assad.

Vladimir Putin falava no domingo no programa “60 Minutos” da CBS, na véspera do seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, onde se espera que defenda o homem forte da Síria, escreve a agência AFP.

Recentemente, o Presidente da Rússia ordenou a instalação de aviões de guerra e diverso material bélico na Síria.

Segundo os EUA, a Rússia terá enviado até 28 caças para uma base aérea de Latakia e tem em funcionamento ‘drones’ que já estão a efetuar operações de vigilância. O reforço da presença militar de Moscovo na Síria deu origem a notícias de que a Rússia planeia levar a cabo ataques contra o autoproclamado Estado Islâmico e outros grupos radicais.

Putin disse, porém, que este não era o caso — pelo menos imediatamente: “A Rússia não vai participar em nenhuma das operações do exército no território da Síria ou em qualquer outro estado. Bem, pelo menos não estamos a planear isso agora”, disse à CBS, por intermédio de um tradutor. “Mas estamos a considerar intensificar o nosso trabalho com o Presidente Assad e com os nossos parceiros noutros países”, acrescentou.

O Presidente da Rússia reúne-se na segunda-feira com o Presidente dos EUA, Barack Obama, e espera-se que dois dos temas do encontro sejam a crise síria e o conflito na Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR