As famílias portuguesas mostram-se cada vez mais confiantes em relação ao futuro, a julgar por um inquérito publicado esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O índice de confiança subiu em setembro para o nível mais elevado desde junho de 2001, prosseguindo a tendência ascendente iniciada em 2013. Já entre os empresários, a confiança estabilizou pelo segundo mês consecutivo, segundo o INE.

“O aumento do indicador de confiança dos Consumidores em setembro refletiu o contributo positivo das perspetivas sobre a evolução da poupança e das expectativas sobre evolução da situação financeira do agregado familiar e da situação económica do país, mais significativo no primeiro caso”, refere o organismo.

O Indicador de Confiança dos Consumidores melhorou para os -15,7 pontos em setembro, face aos -17,3 pontos de agosto e bem acima dos 23,2 pontos de setembro de 2014.

consumidores

Fonte: INE

Em contraste com a melhoria da confiança dos consumidores, o otimismo dos empresários voltou a piorar em algumas rubricas. Para os empresários ligados à indústria transformadora, por exemplo, foi calculado um índice de -3,1 pontos, pior que os -2,5 de agosto mas perto dos -3 de julho e dos -2,9 pontos de junho. No cômputo geral, o Indicador de Clima Económico permaneceu em 1,4 pontos pelo terceiro mês consecutivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR