Marcelo Rebelo de Sousa, Morais Sarmento, Marques Mendes, António Vitorino e Augusto Santos Silva. Estes serão os principais comentadores de serviço nas televisões, domingo à noite.

Na RTP, a análise vai ser feita por Augusto Santos Silva, que foi ministro dos Assuntos Parlamentares durante o primeiro mandato de Sócrates e, no segundo, ministro da Defesa, tendo sido também comentador político da TVI 24; Morais Sarmento, que assumiu o cargo de ministro da Presidência durante os governos de Durão Barroso e Santana Lopes, e é comentador habitual do canal de serviço público; e os jornalistas André Macedo e José Manuel Fernandes.

Por sua vez, António Vitorino e Luís Marques Mendes vão marcar presença na SIC. António Vitorino, ex-ministro de António Guterres, foi comissário europeu, responsável pela Justiça e Assuntos Internos (entre 1999 e 2004), e é comentador político habitual neste canal generalista. Já Luís Marques Mendes, que assumiu a pasta dos Assuntos Parlamentares durante o Governo de Durão Barroso e foi presidente do PSD, é, atualmente, comentador no Jornal da Noite, da SIC.

Até agora, na TVI o único comentador, confirmado pelo próprio, é Marcelo Rebelo de Sousa, ex-líder do PSD, professor catedrático de Direito e putativo candidato presidencial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR