A Seat está a apurar quantos veículos equipados com o ‘software’ foram vendidos em Espanha e especificamente de que modelos, explicou o porta-voz, acrescentando que “os proprietários de veículos com motores EA189 serão chamados” a centros técnicos para fazer as revisões necessárias.

A marca de automóveis, adquirida pela Voskswagen na década de 1980, decidiu “suspender temporariamente as vendas e as entregas de todos os veículos Seat novos com motor a diesel EA189” e lançar uma página de internet para responder às perguntas dos seus clientes.

A Volkswagen provocou na semana passada indignação mundial quando admitiu que 11 milhões de carros a diesel em todo o mundo estão equipados com dispositivos que ativam controlos de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.

O escândalo manchou o nome da Volkswagen, deixando-a exposta a milhares de milhões de dólares em multas nos Estados Unidos, com investigações desde a Noruega até à Índia, e que desvalorizou a empresa num terço do seu valor em bolsa numa semana.

Na última sexta-feira, após uma maratona de reuniões de crise, o Conselho de Supervisão da líder de mercado mundial de automóveis designou o presidente da Porsche, Matthias Mueller, para substituir Martin Winterkorn como presidente executivo do grupo alemão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR