Qualquer carro que, custando mais de 130 mil dólares, tenha uma fila de espera de um ano é notícia. Qualquer carro que seja absolutamente inovador e faça parte do melhor esforço para desestabilizar a indústria petrolífera merece ainda mais destaque.

É o caso do Tesla Model X, que será lançado esta madrugada, às 4 horas da manhã de Lisboa. Pode ver o evento em direto aqui. O carro é produto de cinco anos de investigação da empresa tecnológica de Elon Musk, o milionário que está a reinventar a utilização de energia nos Estados Unidos. Embora existam surpresas guardadas para a sessão em direto, já se conhecem algumas características do modelo X:

  • É o carro mais espaçoso da Tesla, juntando três linhas de bancos e permitindo sentar até sete pessoas ou acomodar muita bagagem.
  • Tem as icónicas portas em X, conhecidas como “Falcon Wings”, que são um detalhe de design muito diferenciador.
  • É extraordinariamente rápido, com a força de arranque de um Porsche 911 Turbo que o leva dos 0 aos 100 km/hora em 3,3 segundos.
  • Promete fazer 400 quilómetros com uma carga completa de bateria, estando já preparado para os supercarregadores que a marca tem no mercado.

O X, com toda a sua beleza, é um complemento da linha Tesla com mais espaço do que o existente S. Também será mais caro, tendo já a Verge assumido que estes primeiros modelos X terão características especiais que os levam até perto dos 115 mil euros (130 mil dólares). Mas se não é isso que vai impedir que muitos comprem o carro inovador, também é verdade que não será ainda este o modelo que vai popularizar os veículos elétricos californianos.

Essa honra deve estar reservada para o modelo 3, que quer ser uma concorrência à série 3 da BMW e tem data prevista de saída para o último trimestre de 2016. Esse modelo deve custar aproximadamente 31 mil euros (35 mil dólares) e, assim que esteja pronto, vai ser bem mais popular do que o S ou o X já foram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR