Vêm aí mais mudanças no Facebook, segundo relata a revista Wired. Uma delas aponta para que brevemente os utilizadores possam utilizar um gif na sua foto de perfil, ou mesmo um vídeo, “curto e em loop“, como refere à revista um porta-voz não identificado desta rede social.

As fotos serão “deslocadas” do lado superior esquerdo do perfil, passando a estar centradas no topo da página. A decisão está incorporada numa estratégia da empresa que, segundo conta este porta-voz, visa reestruturar a secção biográfica dos utilizadores. Nesta secção, os utilizadores poderão até incluir os tão em voga emojis, com um único requisito: que a informação colocada não exceda os 101 caracteres.

Por baixo da foto principal os utilizadores terão ainda uma escolha: se querem, ou não, colocar um conjunto de cinco fotos adicionais. Diga-se que esta opção, estando disponível aos utilizadores, não lhes será imposta. O já referido porta-voz não identificado do Facebook explica à revista Wired o porquê desta ideia: “Achamos que as pessoas podem usar este espaço para destacar visualmente o que consideram importante”.

A nova estratégia do Facebook terá também em conta a funcionalidade da rede social em dispositivos móveis. Até aqui, utilizar o Facebook num dispositivo como um smartphone e navegar na rede num computador não trazia grandes diferenças. Tal foi considerado um problema funcional, já que toda a informação era condensada num ecrã mais pequeno e fazia os utilizadores não terem uma experiência tão produtiva na utilização.

Mas as mudanças estão aí, e brevemente veremos um novo Facebook, ao qual os utilizadores se terão de adaptar. O sucesso destas mudanças, esse só se verá no futuro