Se quer aproveitar o fim de semana para passear é melhor fazê-lo no sábado, porque para domingo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê precipitação intensa e persistente e vento forte. O comunicado na página do instituto ainda pode ser atualizado durante a tarde de sábado, mas não se esperam mudanças significativas a estas previsões.

De sábado para domingo passamos de um outono ameno para um clima quase tropical, visto que, apesar da chuva e do vento, as temperaturas máximas vão continuar acima dos 20º C em quase todo o país. De forma geral as mínimas também vão subir no domingo.

Portanto, para ir votar não precisa de grandes agasalhados, basta um bom impermeável. Mesmo bom, porque com a força do vento talvez não valha a pena arriscar levar chapéu de chuva. E caso se molhe um bocado, não se preocupe, o tempo ameno ajuda a secar num instante.

Esta alteração será provocada por uma massa instável de ar quente e húmido, que já se está a formar no oceano Atlântico a sudoeste, e que vai viajar para nordeste até atingir o continente. Entre as 7 e as 10 horas (de Lisboa), de dia 4, a massa de ar quente e a depressão associada estarão a noroeste da Península Ibérica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A situação deve manter-se até ao final de dia 5, segunda-feira, prevendo-se que uma melhoria gradual a partir da manhã de dia 6. O IPMA acrescenta que não está previsto que chova novamente até ao final da semana.

O estado to tempo caso a caso

No continente, o céu vai apresentar-se muito nublado, com ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros a partir da madrugada, por vezes fortes nas regiões Norte e Centro. O vento será moderado do quadrante sul, soprando forte no litoral com rajadas da ordem de 70 a 90 quilómetros por hora (km/h) a norte do cabo Espichel, e forte a muito forte nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas da ordem de 100/120 km/h.

No arquipélago da Madeira, a acção da referida depressão irá dar origem a vento de sul-sudoeste forte, com rajadas da ordem de 90 km/h, e vento forte a muito forte, com rajadas da ordem de 110 km/h nas zonas montanhosas. Prevê-se a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes em especial a partir da tarde.

No arquipélago dos Açores, o céu irá apresentar-se com abertas, e há possibilidade de ocorrência de aguaceiros, especialmente a partir da tarde nas ilhas dos Grupos Central e Oriental. O vento irá soprar muito fresco a forte com rajadas até 90 km/h do quadrante oeste.