A marca de roupa American Apparel entrou em processo de insolvência esta segunda-feira depois de um permanente arraso nas vendas, noticiam vários meios de comunicação. A medida, escreve o brasileiro Globo, representa a última esperança da empresa, que definiu um prazo de seis meses para “recuperar fôlego”.

O pedido tem como objetivo reestruturar as dívidas no valor de 300 para 135 milhões de dólares (de 270 para 120 milhões de euros), propondo a troca de dívida — no valor 200 milhões de dólares — por ações. Baseada em Los Angeles, a empresa que faz todas as suas roupas em solo norte-americano não lucra desde 2009 e tem, inclusive, dificuldades em competir com marcas como H&M e Zara.

O CEO Dov Charney, considerado um dos piores presidentes executivos de 2014 pela BBC, foi afastado em dezembro do ano passado da marca que criou devido a alegações de má conduta, incluindo corrupção (além de ser suspeito em vários processos de abuso sexual). A American Apparel nasceu de uma ideia que Dov Charney teve no seu dormitório da faculdade em 1989 e, desde então, expandiu para 260 lojas em 19 países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR