Para uns corresponde à despedida amarga do verão, para outros é uma das estações mais bonitas do ano, não só pelas cores mas também pelo tempo que, ainda não sendo frio, não é insuportavelmente quente.

O outono é o que se chama uma meia estação, e a verdade é que, durante este período, o corpo e a mente da maioria das pessoas passam por mudanças imperceptíveis e ao mesmo tempo interessantes, que afectam o sono ou os comportamentos sociais e sexuais.

A Bustle compilou seis mudanças que ocorrem no corpo durante o outono que não incluem sentir o cheiro a castanhas assadas o dia inteiro.

1. O batimento cardíaco acelera

Quando a temperatura diminui, os vasos sanguíneos contraem-se para conservar o calor. Isto faz com que a sua pressão arterial aumente — geralmente, o aumento é mínimo, por isso não tem de se preocupar. No entanto, se sofrer de tensão alta, é melhor apostar num maior acompanhamento médico nesta altura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Pode dormir mais horas por noite, mas acordar sonolento

A hipersónia, que é o contrário da insónia, é mais comum durante os meses de outono. Durante o mês de outubro, a maioria das pessoas dorme mais 2,7 horas por dia do que nos restantes meses, mas a qualidade e a profundidade do sono não serão tão altos como habitualmente, daí acabar por se sentir constantemente sonolento ao longo do dia, apesar de dormir mais. Isto deve-se ao facto de que os dias mais pequenos implicam uma menor exposição solar, e a luz solar, ao atingir as retinas, é uma parte importante para um ritmo circadiano saudável.

3. O amor anda no ar

Vários estudos já incidiram sobre os níveis hormonais dos homens e das mulheres ao longo do ano e concluíram que tanto os níveis de testosterona como de estrogénio são mais altos no outono. Não é claro que este aumento de libido se deva a rituais de acasalamentos antigos ou a fatores como a diminuição da luz. Outro fator interessante é que os meses de novembro e de dezembro são os mais férteis do ano (se quer engravidar já sabe em que altura apostar).

4. Vai querer socializar… por telefone

Quando os dias escuros e o tempo frio e chuvoso se juntam, a vontade de sair de casa e socializar em festas e em bares tende a diminuir. O que não significa, de todo, que a vontade de manter o contacto com os amigos e a família diminua. Estudos mostram que assim que as noites ficam maiores, as pessoas tendem a ficar mais tempo ao telefone com as pessoas mais próximas, como por exemplo os melhores amigos.

5. É mais provável que fique desidratado

Quando o calor é muito, ninguém se esquece de beber água até porque sente muito mais sede. Mas assim que as temperaturas baixam, a sede também diminui, por isso é que o risco de desidratação aumenta. A tendência é reduzir a ingestão de água porque o corpo não manda tantos “lembretes” de que é preciso bebê-la como quando há uma vaga de calor em agosto. Além disso, quando as temperaturas baixam, é comum começar a ingerir mais bebidas diuréticas, como o café e o chá, que só por si causam uma desidratação adicional. No outono, mesmo que não sinta sede, obrigue-se a beber água.

6. A memória melhora

Vários estudos comprovam que quando o tempo piora, a memória melhora e as pessoas conseguem lembrar-se de mais coisas do que nos dias quentes. Os dias frios e chuvosos também aumentam a concentração e a produtividade. Nem que seja porque não pode ir para a rua apanhar sol.