O Conselho de Finanças Públicas (CFP) divulga hoje a sua análise à evolução económica e orçamental do país até junho deste ano, depois de o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter indicado que o défice foi de 4,7% na primeira metade de 2015.

No relatório ‘Evolução económica e orçamental até ao final do primeiro semestre de 2015’, a instituição liderada por Teodora Cardoso vai analisar a evolução da situação económica internacional e portuguesa, bem como os desenvolvimentos orçamentais do setor das administrações públicas entre janeiro e junho deste ano.

A 23 de setembro, o INE revelou que, em contas nacionais (a ótica dos compromissos), o défice orçamental atingiu 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no final do primeiro semestre de 2015, um valor superior à meta de 2,7% estabelecida pelo Governo para a totalidade do ano.

De acordo com as Contas Nacionais Trimestrais Por Setor Institucional, “no conjunto do primeiro semestre de 2015, o saldo global das administrações públicas fixou-se em 4.092,9 milhões de euros, correspondendo a 4,7% do PIB”, o que compara com um défice de 6,2% registado em igual período do ano passado.

Entre janeiro e junho deste ano, as administrações públicas registaram, em contas nacionais (a ótica que conta para Bruxelas), um défice de 4.092,9 milhões de euros, valor que compara com um défice de 5.286,7 milhões de euros, verificado no período homólogo.

Para o conjunto de 2015, no Procedimento dos Défices Excessivos, mantém-se uma previsão de défice de 2,7% do PIB, sendo que este valor é da responsabilidade do Ministério das Finanças.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR