Edwin “Buzz” Aldrin com um (imenso) fato de astronauta a pisar a Lua, a 20 de julho de 1969. No reflexo do seu capacete, Neil Armstrong, o homem que o fotografa. Esta é uma imagem que quase dispensa legendas e que se tornou icónica da exploração espacial. Esta é uma das 10 mil novas imagens das missões Apollo à Lua.. E foram todas carregadas na rede social Flickr, explica o L’Express.

O álbum de fotografias da NASA foi publicado não pela agência espacial norte-americana, mas antes por Kipp Teague, um apaixonado pelo universo da conquista espacial. Através do “Project Apollo Archive” em 1999, o atual diretor dos sistemas administrativos e serviços de rede no Colégio de Lynchburg (Estados Unidos) começou a reunir as imagens digitalizadas da Johnson Space Center.

Com os cortes orçamentais que a NASA sofreu nos últimos tempos, estas imagens estariam impossibilitadas de ver a luz do dia se dependesse da agência. Mas Kipp Teague aproveitou um projeto universitário em que esteve envolvido para as lançar: bastou aproveitar a resolução com que estavam a ser recuperadas, ajustar as cores e as definições de luminosidade e colocá-las online. Hoje, o mundo pode olhar com novos olhos para as paisagens lunares e a viagem dos astronautas entre a Terra e o nosso satélite.

Agora, o contexto. A primeira missão tripulada à Lua aconteceu a 24 de dezembro de 1968. Era a Apollo 8, guiada pelos astronautas Frank Borman, James Lovell e William Anders, os primeiros homens a circum-navegar a Lua. Até à setima missão do programa Apollo, nenhum homem tinha tirado os pés da Terra. Mas à oitava chegavam as primeiras imagens em direto lá de cima: mostravam a paisagem lunar e eram acompanhadas pela leitura dos dez primeiros versículos do Génesis (primeiro livro da Bíblia) pelos próprios pilotos.

Houve mais duas missões de reconhecimento e treino até ao dia fulcral, aquele que todos conhecem: a 20 de julho de 1969, o homem pisou mesmo a Lua. A missão  era a Apollo 11. Dentro da nave Columbia, que havia chegado ao espaço através do foguete Saturno V, seguiam Neil Armstrong, Edwin ‘Buzz’ Aldrin e Michael Collins.

Desde as primeiras missões do programa Apollo até ao momento da alunagem, os astronautas utilizaram uma câmara fotográfica Hasselblad adaptada às condições no espaço. São precisamente as suas imagens que podemos conhecer agora para olhar com mais detalhe para os equipamentos dos astronautas, para as paisagens com que se cruzaram e até o seu quotidiano nas viagens entre a Terra e a Lua. O Observador escolheu 28: veja-as na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR