Taiwan pediu à Volkswagen, que para além de retirar os automóveis afetados, compense adequadamente os proprietários. Em Taiwan, foram detetados 17.744 automóveis das marcas Volkswagen, Audi e Skoda CV equipados com o programa informático desenhado para enganar os testes de emissões poluentes, disse a agência de Taiwan em comunicado.

Os automóveis problemáticos não representam qualquer ameaça para a segurança e, por isso, é-lhes permitido circular, mas é necessário efetuar modificações no sistema no prazo de três meses, indicou a agência. A Administração de Proteção Ambiental vai delinear um plano para a retirada e modificação dos veículos, antes de o Grupo Volkswagen informar os proprietários afetados sobre os pormenores.

As autoridades taiwanesas anunciaram também a retirada de certificados de qualificação de emissões poluentes de todos os modelos de veículos afetados e afirmaram que vão realizar controlos aleatórios em todos os novos veículos do grupo.

O Grupo Volkswagen admitiu ter equipado 11 milhões de veículos com um ‘software’ destinado a manipular os resultados dos controlos de emissões poluentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR